Agronegócios
Amaggi figura entre as cinco maiores exportadoras de grãos do país
Compartilhe:
A empresa mato-grossense Amaggi é a terceira maior exportadora de milho do país e a quinta maior de soja, segundo dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic).
Em 2019, a companhia enviou para fora do país 6,39 milhões de toneladas de soja e outras 4,15 milhões de toneladas de milho.
A empresa mato-grossense ficou atrás apenas de outras gigantes do agro, como a Bunge, a Cargill e a Dreyfus, esta última também opera em conjunto com a empresa mato-grossense em uma joint venture.
Recordes
Neste ano em que o Brasil registrou volume recorde nas exportações de milho, com 43,25 milhões de toneladas, a mato-grossense Amaggi foi responsável por enviar cerca de 9,5% desse total.
O ex-ministro da Agricultura e acionista da empresa, Blairo Maggi, disse estar feliz com a conquista desses números “que mostram a força de uma empresa brasileira”.
Segundo o ex-ministro, em 2019, entre produção própria e comércio de terceiros a Amaggi movimentou 11,956 milhões de toneladas no Brasil, e outras 5 milhões de toneladas foram compradas pela companhia, em operações na Argentina, Paraguai, Canadá, Estados Unidos e no Leste Europeu.
Por ano, segundo Maggi, a companhia movimenta fisicamente 17 milhões de toneladas de grãos.
A ALZ, uma joint venture entre Amaggi, Drayfus e a japonesa Zen-Noh também figurou no ranking, com o envio de 1,08 milhão de tonelada de soja e 0,2 de milho.
OLivre